PERFIL FAKE – COMO RECONHECER

Não caia em golpe de perfil falso!
Fique atento com a segurança na web
Crédito: Banco de imagem
Fique atento com a segurança na web

É cada vez maior o número de denúncias quanto aos perfis falsos de hotéis – a maioria no instagram, rede mais visada por ser a mais acessada atualmente. Os perfis são criados por hackers para irem atrás dos seguidores e enviarem mensagens com links para promoções, solicitações de cadastro e até diárias grátis.

O objetivo é obter dados pessoais e aplicar golpes diversos, como clonagem de whatsapp para pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima. Portanto, é bom ficar atento e saber reconhecer um perfil fake. A primeira dica é simples e só pede bom senso – desconfie de grandes descontos, hospedagens gratuitas e coisas desse tipo.

 

Preste atenção!

Nome do perfil 

Geralmente, o fake é bem parecido, mas se você prestar atenção verá diferenças sutis, como uma letra dobrada, uso de símbolos e até erros grosseiros na escrita do nome do estabelecimento.

 

Data de criação da página e posts 

Contas falsas geralmente não duram muito tempo e são sempre recém-criadas. Você pode checar isso na opção  Sobre essa conta, que o instagram oferece ao clicar nos três pontinhos do canto superior direito. Dê uma olhada também na quantidade, qualidade e data das postagens.

 

Quantidade de seguidores 

Poucos seguidores dão uma pista importante – as páginas falsas seguem um grande número de pessoas para ampliar o alcance do golpe. Por outro lado, têm poucos seguidores justamente porque não há um trabalho de engajamento e conteúdo realizado.

 

Uso massivos e aleatório de hashtags 

Segundo pesquisa, o uso de hashtags sem sentido com a postagem e em quantidade excessiva, é um forte indício de perfil falso. O mesmo vale para textos sempre muito superficiais, cheios de emoticons, com  poucos comentários e interações.

 

Para finalizar, uma dica que vale para todas as situações: nunca, jamais passe dados pessoais, e principalmente financeiros, por telefone, zap zap ou qualquer meio. O correto é ligar você mesmo para empresa/hotel/serviço e ter certeza de com quem está falando.

Compartilhe esta publicação: