30/09
Visite a Ilha do Massangano

O Rio São Francisco esconde, na região de Juazeiro e Petrolina, um lugar onde o tempo parece ser lento, conservando um estilo de vida mais tranquilo e bucólico. É a Ilha do Massangano, a maior da região, com 3 quilômetros de extensão. Nunca ouviu falar? Pois vá conhecer! 

A ilha é uma das atrações para quem está turistando no Vale do São Francisco. O acesso é feito pela Estrada da Tapera para chegar até o local da travessia pelo rio, um pequeno cais cheio de barquinhos. Fique atento aos horários de volta porque a maioria dos barqueiros só trabalha até pouco depois do entardecer. É um passeio tranquilo e quem mora por lá pode dar mais informações. 

 

A ilha é rústica, com estrada de chão, casinhas pequenas e pessoas vivendo em comunidade – todo mundo se conhece. Na beira do rio tem pontos para atender ao turista para passar o dia e vários bons locais de banho, como a Prainha. Assistir ao pôr do sol no Velho Chico também é um espetáculo. Mas, com certeza, o melhor do passeio é andar pelas ruas e puxar papo com os mais velhos para saber sobre a tradição mais antiga do lugar, o Samba de Véio.

Riqueza cultural

O Samba de Véio já passou dos 100 anos de existência e é uma manifestação típica da ilha que ganhou o mundo, tem discos e livro publicado com essa história ribeirinha – O Samba é Fogo

É uma combinação de dança e música, com ritmo vibrante, passada de geração em geração e que corre o risco de acabar como tantas expressões que não recebem o devido valor. As visitas à Ilha, portanto, além de diversão, podem ser uma forma de manter viva essa riqueza.